NOSSO DNA

O QUE NOS FAZ ESPECIAIS?

ÉTICA – INOVAÇÃO – RESPEITO – COMPROMETIMENTO – DEDICAÇÃO – SONHOS – CONFIANÇA – SERIEDADE – HONESTIDADE

O que considerar antes de comprar um tanque fermentador/maturador.

TANQUES FERMENTADORES/MATURADORES

QUAIS OS CUIDADOS NA HORA DA COMPRA DESTES EQUIPAMENTOS

Para muitas pessoas os tanques fermentadores/maturadores são todos iguais e apenas o preço é levado em consideração. Diversas são as vezes em que nos deparamos com esta afirmação, porém, isso não é verdade e tampouco a compra pode ser realizada somente utilizando apenas o preço como fator decisivo.

Vamos lhe explicar por que devemos aumentar o cuidado e a atenção na hora de adquirir estes equipamentos fazendo algumas perguntas:

  • Você sabia que o tanque fermentador/maturador é um vaso de pressão?
  • Que para saber se o tanque fermentador é o ideal para o seu processo deve-se levar em consideração a pressão de trabalho que você vai utilizar?
  • Que se a pressão de trabalho for maior que a projetada o tanque pode sofrer graves danos estruturais ou até mesmo explodir?
  • Parece difícil de acreditar, não é? Mas esse tipo de incidente não é tão incomum assim.

Seguem abaixo algumas informações que você e o fabricante devem garantir quando você for investir em tanques fermentadores/maturadores:

  • Indique a pressão de trabalho real que você irá trabalhar, informe-a corretamente. Essa informação impacta diretamente no valor do equipamento. Com essa informação será gerado um memorial de cálculo onde a espessura necessária das chapas será dimensionada e a pressão de trabalho informada deverá ser respeitada.
  • O equipamento deve conter uma válvula de segurança, além da válvula de controle de processo (válvula combinada) com manômetro para indicar a pressão de trabalho no vaso de pressão.

Outro ponto importante é que após o grave incidente ocorrido em uma microcervejaria em Minas Gerais, o MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) aumentou o grau de rigidez quanto a documentação necessária no que diz respeito ao sistema de frio, trocador de calor e tanques fermentadores/maturadores. Se você ainda não foi notificado, aguarde, logo chegará uma notificação solicitando desenhos desses equipamentos, fabricante e uma descrição minuciosa de como ocorre o seu processo produtivo.

Já pensou naquelas cervejarias que compraram equipamento apenas pelo preço? De fabricantes que não possuem o conhecimento técnico do processo? De fabricantes que já nem existem mais? Pois é, o ditado “o barato que sai caro” nunca caiu tão bem, não é mesmo?

Independente de qual fabricante você está negociando neste momento, não se engane, questione qual é a pressão de trabalho calculada no dimensionamento do fermentador. E se possível, inspecione a espessura da chapa do corpo e cone no recebimento do equipamento, para isso, existem instrumentos de medição por ultrassom e com valor acessível.

Deve ser observado se foi realizado teste hidrostático do corpo e cinta de refrigeração do tanque, documentado com laudo. Importante também é verificar se o tanque é dotado de placa de identificação onde deve constar o número de série, data de fabricação, e condições de trabalho (pressão de teste, pressão de trabalho, faixa da temperatura de operação).

Agora vamos falar de outros detalhes que não envolvem segurança, mas que também são importantes pois contribuem diretamente no processo produtivo:

  • Acabamento interno – o tipo de acabamento impacta diretamente na qualidade da limpeza e desinfecção, e na compactação da levedura no cone.
  • O ângulo do cone e a geometria utilizada no dimensionamento dos equipamentos, contribui na qualidade da fermentação, na homogeneização da temperatura e decantação da levedura, comprovados tecnicamente.
  • Espaço vazio (headspace) – o processo de fermentação pode gerar um grande volume de espuma e se o espaço vazio disponível no tanque não for suficiente, essa espuma irá transbordar, resultando em perda de cerveja e contaminação do sistema de limpeza (tubulação, spray-ball).
  • Acessórios que são fornecidos com o equipamento e acessórios que são vendidos como opcionais, questione sempre para não ter surpresas na hora do recebimento do equipamento.

Considerar tudo que cada um dos fabricantes está lhe ofertando é uma tarefa importante de ser realizada pois, as vezes você se surpreenderá como está pagando caro pelo que está recebendo.

Avaliar o conhecimento técnico do fabricante quando ele projeta um equipamento pensando no seu processo produtivo e fazendo com que o retorno do seu investimento esteja assegurado também deve ser considerado. É importante buscar referências do fabricante com quem já utiliza o equipamento.

E uma dica para garantir que os equipamentos estejam em conformidade é que periodicamente seja realizado uma inspeção visual e que ao perceber qualquer anomalia o fabricante seja comunicado a fim de realizar uma inspeção mais minuciosa. Lembrando que a válvula de segurança nunca deve ser alterada, ela é que evitará que a pressão interna do tanque exceda a pressão calculada no dimensionamento do tanque. Se em algum momento você já adulterou este dispositivo, contate o fabricante a fim de substituir esta peça.

Espero que este material tenha contribuído no seu processo de escolha e que possa permitir ótimos negócios.

Autores:

Juliana Bianchi – Analista de Negócios da Empresa Palenox Indústria de Equipamentos Alimentícios LTDA

Matthias R. Reinold – Mestre Cervejeiro Diplomado (V.L.B – T.U Berlim)