NOSSO DNA

O QUE NOS FAZ ESPECIAIS?

ÉTICA – INOVAÇÃO – RESPEITO – COMPROMETIMENTO – DEDICAÇÃO – SONHOS – CONFIANÇA – SERIEDADE – HONESTIDADE

Suco de uva: repositor energético para atletas

Neste artigo, esclarecemos como o suco de uva integral pode ser um aliado dos esportistas na reposição de energia. O diferencial desta bebida está embasado, para essa população específica, em seus efeitos antioxidantes.

As frutas são fonte de energia ao organismo, por serem ricas em componentes essenciais à saúde humana, como carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais. As uvas, em especial, apresentam um adicional nutricional e terapêutico superior à maioria das frutas devido à elevada quantidade de “compostos fenólicos”, como por exemplo, o resveratrol.

Os “compostos fenólicos” são antioxidantes que atuam de forma protetora aos danos oxidativos nas células do corpo. A oxidação celular envolve o uso de oxigênio e há produção de radicais livres altamente reativos e danosos. Os “compostos fenólicos” atuam na captação dos radicais livres, inibindo assim os processos oxidativos.

Quando essas oxidações são minimizadas, é possível evitar o surgimento de diversas doenças ou sintomas desagradáveis nos indivíduos. Tais danos podem desencadear aterosclerose, câncer, Parkinson, Alzheimer, entre outras doenças. Sintomas desagradáveis como envelhecimento da pele, fadiga e dores musculares (como no caso de atletas) também podem ter sua origem justificada pela atuação dos radicais livres.

É aconselhável o consumo regular de alimentos ricos em “compostos fenólicos”, desde que, claro, não exista restrição médica. Vários estudos com compostos fenólicos indicam seus efeitos preventivos de doenças oxidativas, como inflamatórias, neurológicas, cardiovasculares, geriátricas, entre outras.

No caso dos atletas, embora de maneira geral os mesmos possuam boa saúde, em sua maioria, necessitam de reposição energética e de melhora no sintoma de fadiga muscular. Esportistas requerem uma manutenção contínua dos músculos, os quais sofrem impacto por danos oxidativos. Estudos controlados de consumo regular de suco de uva por esportistas comprovaram uma redução das reações de oxidação no organismo.

Algumas objeções ao consumo de suco de uva podem surgir, mesmo que ele seja integral. Por exemplo, muito se questiona sobre a presença do açúcar da fruta. A palavra açúcar não deve ser generalizada nesse caso. Afinal, os açúcares presentes no suco integral são glicose e frutose e não há adição do açúcar “menos saudável”, que seria a sacarose. Além disso, os efeitos positivos do suco da fruta são superiores à objeção do açúcar (frutose e glicose) nele contido.

Se você é atleta ou profissional da saúde que orienta atletas, seguem algumas vantagens do consumo de suco de uva integral:

● suco integral não contém adição de açúcar refinado (sacarose)

● os açúcares da uva são simples (glicose e frutose)

● são práticos de consumir

● estão disponíveis em qualquer época do ano

● possuem ótima aceitação pelos consumidores (sabor)

● apresenta uma quantidade elevada na quantidade de compostos fenólicos (ex. resveratrol) quando comparado a outros sucos

● possuem vitamina C em quantidade equivalente, e em alguns casos superior, ao suco de laranja

O suco de uva integral é uma excelente opção de repositor energético para atletas proporcionando um adicional à saúde em relação a outros sucos devido a presença de compostos fenólicos.

Observação: Devido ao alto gasto energético de esportistas e para evitar a fadiga muscular é fundamental o acompanhamento nutricional e exames periódicos por profissionais da saúde.

Bibliografias consultadas:

CANEDO-REIS, N. A. P.; GUERRA, C. C.; SILVA, L. F. da; WETZSTEIN, L. C.; JUNGES, C. H.;
FERRÃO, M. F.; BERGOLD, A. M. Fast quantitative determination of phenolic compounds in
grape juice by UPLC-MS: method validation and characterization of juices produced with
different grape varieties. Journal of Food Measurement and Characterization, v. 15, p.
1044-1056, 2021. DOI 10.1007/s11694-020-00706-8.

MARTINS, N. C.; DORNELES, G. P.; BLEMBEEL, A. S.; MARINHO, J. P.; PROENÇA, I. C. T.;
GOULART, M. J. V. da C.;MOLLER, G. B.; MARQUES, E. P.; POCHMANN, D.; SALVADOR, M.;
ELSNER, V.; PERES, A.; DANI, C.; RIBEIRO, J. L. Effects of grape juice consumption on
oxidative stress and inflammation in male volleyball players: A randomized, double-blind,
Placebo-controlled clinical trial. Complementary Therapies in Medicine, v. 54, n.102570,
2020. DOI 10.1016/j.ctim.2020.102570.

SILVA, L. F. da. Uvas e vinhos tintos finos da campanha gaúcha: compostos fenólicos e
atividade biológica. 2016. 234 f. Tese (Doutorado em Ciências Farmacêuticas) –
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

Autoria:

Letícia Flores da Silva

Analista Embrapa Uva e Vinho